Casa do Grito


A Casa do Grito é constantemente vinculada à cena da Proclamação da Independência do Brasil, pela existência de uma casa semelhante na tela "Independência ou Morte" de Pedro Américo, mas a inexistência de documentos que comprovem esta relação tem direcionado os estudos sobre a casa principalmente em relação a suas técnicas construtivas. Situada no Ipiranga, dentro do atual Parque da Independência, a casa passou por um período de duas décadas de abandono na primeira metade do século XX, até ser recuperada por iniciativas da Sociedade Geográfica Brasileira e o jornal A Gazeta, que atribuíram valor histórico ao local e propuseram sua adequação à visitação do público. Neste contexto, a restauração da casa incluiu a construção de uma janela falsa, visando aproximá-la mais à casa retratada no quadro de Pedro Américo.

No fim da década de 70 a casa passou para a responsabilidade do Departamento de Patrimônio Histórico, e em 1981 foram realizadas pesquisas arqueológicas e obras de restauro que procuraram reverter os excessos das intervenções anteriores. Desde 2008 a Casa do Grito está aberta para visitação, abrigando exposições relacionadas à história de São Paulo.

A Casa do Grito funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Entrada gratuita.

Endereço: Praça do Monumento, s/n - Ipiranga
Tel.: (11) 2273-4981
Site: http://www.museudacidade.sp.gov.br/casadogrito.php

Estações de metrô/trem mais próximas:
- Ipiranga (Linha 10-Turquesa) - Aproximadamente 1900 metros.
- Sacomã (Linha 2-Verde) - Aproximadamente 2300 metros.

Lugares próximos:
SESC Ipiranga - Aprox. 200 mts.
Museu Paulista da Universidade de São Paulo - Aprox. 500 mts.

(Imagem retirada de http://www.maisturismo.net/museu-ipiranga-sao-paulo/casa-do-grito-museu-do-iiranga-foto-rodrigo_soldon-flickr/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário