Capela do Morumbi


A Capela do Morumbi é um cenário curioso da cidade de São Paulo: Situada no terreno da Fazenda do Morumbi,  foi construída pelo renomado arquiteto Gregori Warchavchik na década de 40 do século XX a partir das ruínas de uma edificação que o arquiteto interpretou como correspondente a uma capela, mas que, segundo estudos posteriores, poderia ser uma senzala de escravos. A nova capela foi construída com alvenaria e tijolos a partir das ruínas de taipa de pilão, técnica característica da época colonial, mantendo aparentes a convivência das duas técnicas tão diversas, e propondo de forma concreta um diálogo entre dois diferentes tempos. O trabalho foi completado com um afresco interno da pintora Lúcia Suanê, representando o batismo de Cristo, cercado por anjos com fisionomias indígenas.

Na década de 70 a Capela do Morumbi foi transferida para os cuidados do Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura, e atualmente faz parte do Museu da Cidade de São Paulo, órgão descentralizado cujo "acervo" são diferentes exemplares de grande valor histórico e arquitetônico espalhados pela cidade, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura. A Capela do Morumbi mantém uma agenda de eventos culturais, como concertos musicais e exposições de artes visuais, com ênfase em produções contemporâneas.

A Capela do Morumbi funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Entrada gratuita.

Endereço: Av. do Morumbi, 5387 - Morumbi
Tel.: (11) 3772-4301
Site: http://www.museudacidade.sp.gov.br/capeladomorumbi.php

Estação de trem mais próxima:
- Morumbi (Linha 9-Esmeralda) - Aproximadamente 2000 metros.

Lugares próximos:
Palácio dos Bandeirantes - Aprox. 1000 mts.

(Imagem retirada de http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/galerias/0,,OI119507-EI14045,00-Conheca+cenarios+curiosos+da+capital+paulista.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário