Casa Guilherme de Almeida


Este é um museu de caráter biográfico e literário, centrado na figura de Guilherme de Almeida, poeta paulista que residiu por mais de 20 anos na casa que atualmente abriga o museu. Inaugurado em 1979, o espaço reúne todo o acervo de objetos que pertenceram ao poeta, além de uma coleção significativa de obras de arte, com as quais o poeta fora presenteado ao longo de sua vida pelos próprios artistas, entre estes Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Lasar Segall e outros nomes do modernismo brasileiro. O espaço também possui uma biblioteca, uma hemeroteca e um arquivo fotográfico, além do mobiliário exposto, que compõe um raro conjunto que reflete momentos significativos da história brasileira durante o século XX através da cultura material.

O espaço organiza exposições regulares, focadas em temáticas artísticas ou literárias, e também promove outras atividades culturais, como debates, cursos, palestras e apresentações musicais.

A Casa Guilherme de Almeida é aberta ao público de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. As terças e quintas-feiras são reservadas para visitas agendadas, enquanto os demais dias recebem o público espontâneo (de todo modo as visitas são sempre acompanhadas e monitoradas).

Endereço: Rua Macapá, 187
Tel.: (11) 3673-1883

Estação de metrô mais próxima: 
- Sumaré (Linha 2-Verde) - Aproximadamente 850 metros.

Lugares próximos:
Centro de Cultura Judaica (Casa de Cultura de Israel) - Aprox. 1000 mts.

(Foto retirada de http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/2013/04/visita-casa-guilherme-de-almeida.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário