Fundação Maria Luisa e Oscar Americano


A Fundação Maria Luisa e Oscar Americano existe desde 1974, e ocupa a casa onde o casal viveu por duas décadas, projetada pelo importante arquiteto modernista Oswaldo Arthur Brake. Instituída pelo próprio Oscar Americano dois anos após o falecimento de sua esposa, a Fundação guarda uma significativa coleção de obras de arte e peças de valor histórico que pertencia à família, além de obras e peças adquiridas posteriormente ao longo dos anos e de atividades culturais da Fundação.

A coleção contempla amplamente a História brasileira, dividindo-se em três segmentos principais, Brasil Colônia, Brasil Império e Mestres do Século XX. Todos os três incluem peças significativas dos períodos contemplados e importantes obras de arte, de nomes que incluem Portinari, Brecheret, Lasar Segall e Di Cavalcanti.

Além do acervo exposto, a Fundação também mantém uma programação intensa de concertos de música erudita, alguns destes gratuitos, além de cursos e palestras diversos, sobre arte, cinema, literatura, história da arte, paisagismo e mais. Aos domingos são realizados concertos ao ar livre no jardim-parque da casa, projetado pelo importante paisagista Otávio Augusto Teixeira Mendes.

A Fundação Maria Luisa e Oscar Americano funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h30.

A entrada custa R$ 10,00 (meia entrada para estudantes e maiores de 60 anos). Entrada gratuita todo primeiro sábado do mês.

Endereço: Av. Morumbi, 4077 - Morumbi
Tel.: (11) 3742-0077
E-mail: info@fundacaooscaramericano.org.br
Site: http://www.fundacaooscaramericano.org.br/

Estação de trem mais próxima:
- Morumbi (Linha 9-Esmeralda) - Aproximadamente 3500 metros.

Lugares próximos:
Palácio dos Bandeirantes - Aprox. 450 mts.

(Imagem retirada de http://www.saopauloguide.com.br/essencial/fundacao-maria-luisa-e-oscar-americano/483/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário