Museu Catavento - Espaço Cultural da Ciência


O Catavento - Espaço Cultural da Ciência é um museu multidisciplinar de finalidades culturais e educativas mantido pela Secretaria de Estado de Cultura. Seu espaço expositivo é dividido em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade), voltadas a diferentes esferas do conhecimento e amplamente organizadas e equipadas com uma grande variedade de elementos, em grande parte interativos e dinâmicos, que permitem ao visitante aprender, conhecer e descobrir através de uma interação direta com a exposição.

O edifício que abriga o Museu, por sua vez, já é uma atração por si só: Projetado por Domiziano Rossi, do escritório de Ramos de Azevedo, e construído entre 1911 e 1924, foi concebido como Palácio das Indústrias, voltado a exposições sobre as atividades produtivas da cidade, que já despontava como grande centro produtivo na época. Com o tempo, passou a obter outros usos, como delegacia de polícia, prisão, sede da Assembleia Legislativa e até mesmo Prefeitura da cidade. Em março de 2009 a Secretaria de Estado de Cultura reinaugurou o espaço como Museu Catavento, que, dedicando-se às ciências e as técnicas, dialoga com a função original pensada para o espaço na época de sua construção e inauguração.

O Museu Catavento funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h (entrada até as 16h).

Os ingressos para o museu custam R$ 6,00, com benefício de meia-entrada para estudantes, aposentados e idosos, crianças de 4 a 12 anos e portadores de necessidades especiais. A entrada é gratuita aos sábados para todos os visitantes, e também para crianças até 3 anos e 11 meses; diretores, coordenadores e professores da rede pública de ensino de São Paulo (estadual e municipal); monitores e guias de turismo com carteirinha da EMBRATUR; funcionários da Secretaria de Estado de Cultura; alunos de escolas públicas com visita agendada; bombeiros, policiais civis e militares, guardas civis, técnico-científicos e seus familiares; taxistas, frentistas, agentes de limpeza pública, agentes da CET, agentes de segurança do Metrô e seus familiares; artesãos portadores de carteirinha da SUTACO.

Endereço: Palácio das Indústrias, s/n (entre a Av. do Estado e a Av. Mercúrio) - Parque Dom Pedro II
Tel.: (11) 3315-0051
Site: http://www.cataventocultural.org.br/

Estação de metrô mais próxima: 
- Pedro II (Linha 3-Vermelha) - Aproximadamente 700 metros.

Lugares próximos:
SESC Carmo - Aprox. 1000 mts.

(Foto retirada de http://guia.folha.uol.com.br/passeios/1091764-museu-catavento-oferece-passeio-pelo-palacio-das-industrias.shtml)

Nenhum comentário:

Postar um comentário