Galeria Prestes Maia


Ligação subterrânea entre a Praça do Patriarca e o Vale do Anhangabaú, esta galeria não abriga estabelecimentos comerciais de qualquer tipo, e é mantida pela Prefeitura da cidade de São Paulo. Inaugurada em 1940 pelo então prefeito Prestes Maia, a galeria ganhou, em 1955, as primeiras escadas rolantes da cidade, situadas no acesso da Praça do Patriarca. Composta por um largo corredor, utilizado constantemente por pedestres ao longo do dia, a galeria em geral apresenta exposições específicas e temáticas, além de algumas peças permanentemente expostas, como as esculturas “Graça I” e “Graça II”, de Victor Brecheret.


O acesso, conforme exposto acima, se dá pelo centro da Praça do Patriarca, através das escadas rolantes, ou pelo Vale do Anhangabaú, sob o Viaduto do Chá.

Estação de metrô mais próxima: 
- Anhangabaú (Linha 3-Vermelha) - Aproximadamente 300 metros.

Lugares próximos:
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SP) - Aprox. 200 mts.
Theatro Municipal - Aprox. 300 mts.
Galeria Nova Barão - Aprox. 500 mts.
Galeria Sete de Abril - Aprox. 500 mts.
Galeria do Rock (Shopping Center Grandes Galerias) - Aprox. 550 mts.
Galeria Presidente - Aprox. 550 mts.
Casa da Imagem - Aprox. 600 mts.
Galeria e Edifício Califórnia - Aprox. 600 mts.
Galeria Itapetininga - Aprox. 600 mts.
Livraria Francesa - Aprox. 600 mts.
Sebo Nova Floresta - Aprox. 600 mts.
Solar da Marquesa de Santos - Aprox. 600 mts.
Feira de Artes e Cultura da Praça da República - Aprox.650 mts.
Biblioteca Mário de Andrade - Aprox. 700 mts.
Centro de Dança Umberto da Silva - Aprox. 700 mts.
Centro de Memória do Circo - Aprox. 700 mts.
Cine Olido - Aprox. 700 mts.
Galeria Olido - Aprox. 700 mts.
Pateo do Collegio - Aprox. 700 mts.
Sebo do Messias - Aprox. 700 mts.
Espaço Cultural Walden - Aprox. 800 mts.
Praça Paulo Kobayashi (Floresta Urbana) - Aprox. 800 mts.

(Imagem 01 retirada de http://www.saopauloskyline.com/2011/11/galeria-prestes-maia.html)
(Imagem 02 de Daniela Guillén)

2 comentários:

Dalva M. Ferreira disse...

Bacana. Essa galeria me traz lindas recordações da infância, quando eu ia com a minha mãe ao centro, passando por ali. Havia um posto do MEC no lado da Rua Formosa, onde eu comprava livros, cadernos e o Passe Escolar. E as estátuas, o mármore, a escada rolante!!! Eram a coisa mais chique que eu conhecia.

Antônio Marcos dos Reis disse...

Posto do MEC... Materias escolares, incluindo Atlas Histórico, Atlas Geográfico, gramática, tábua de algoritmos... da FENAME Fundação Nacional do Material Escolar... a preços populares... mas os tempos eram de ditadura, dizem os esquerdistas safados, que destruíram o país... trilhões de Reais gastos em poucos anos, e nossa educação uma vergonha... cultura, para essa gentalha, é dar patrocínio milionário para esquerdistas militantes fazerem shows degradantes e indecentes... enquanto isso, o patrimônio histórico vivo, como o centro de São Paulo, abandonado e vandalizado pela turma do Guilherme Bolos. Isso vale para qualquer cidade, falo particularmente de Porto Alegre, pois sou gaúcho, onde o centro virou lugar intransitável... a charmosa Rua da Praia (oficialmente Rua dos Andradas), ponto de encontro de todas as classes, lugar glamouroso, é o exemplo dessa decadência toda... a ponto de uma loja do Mc Donald's fechar às 20:00h, em frente à Praça da Alfândega (lugar histórico)...

Postar um comentário